Recomendações para evitar plágio ao escrever um artigo científico

O plágio é uma prática antiética e ilegal que consiste em usar as ideias, dados ou palavras de outra pessoa sem dar o devido crédito. O plágio pode ocorrer de forma intencional ou acidental, mas em ambos os casos pode prejudicar a reputação e a credibilidade do autor, além de violar os direitos autorais dos autores originais. Para evitar o plágio ao escrever um artigo científico, é importante seguir algumas recomendações:

  • Faça uma pesquisa ampla e diversificada sobre o tema do seu artigo, consultando fontes confiáveis e atualizadas. Anote as referências das fontes que você usar, incluindo o autor, o título, o ano, a editora, o DOI ou o link, e a página ou o parágrafo onde você encontrou a informação.
  • Use aspas quando você copiar exatamente as palavras de outra fonte, e cite a referência entre parênteses logo após a citação. Por exemplo: “O plágio é definido como a apropriação indevida das ideias, dados ou palavras de outra pessoa” (Silva, 2020, p. 15).
  • Parafraseie ou resuma as ideias de outra fonte com suas próprias palavras, mas mantendo o sentido original. Não basta trocar algumas palavras ou mudar a ordem das frases. Você deve demonstrar que você entendeu e interpretou a informação. Além disso, você deve citar a referência da fonte entre parênteses no final do parágrafo. Por exemplo: Silva (2020) afirma que o plágio é uma forma de desrespeito aos autores originais e à comunidade científica.
  • Use um software ou uma ferramenta online para verificar se o seu texto contém algum trecho plagiado. Existem vários programas gratuitos e pagos que podem ajudar você a identificar e corrigir possíveis casos de plágio, como Turnitin, PlagScan, Copyscape, etc.
  • Revise o seu texto antes de submetê-lo à publicação, verificando se você citou todas as fontes que você usou e se você seguiu as normas de formatação da revista ou do periódico onde você pretende publicar o seu artigo. Você também pode pedir a opinião de um colega ou de um orientador para avaliar se o seu texto está claro, coerente e original.

Seguindo essas dicas, você poderá escrever um artigo científico de qualidade, respeitando os direitos autorais e contribuindo para o avanço do conhecimento na sua área de estudo.

Se você já verificou todas as recomendações acima e seu texto está pronta para ser submetido, entre em contato conosco. Temos chamadas abertas para várias áreas, para publicação nas coletâneas. Também estamos recebendo manuscritos avulsos.

Acesse nosso site para mais detalhes: https://editorapantanal.com.br/#submissao

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *