A percepção dos servidores públicos de uma instituição federal de ensino sobre a avaliação de desempenho

A percepção dos servidores públicos de uma instituição federal de ensino sobre a avaliação de desempenho

A Avaliação de Desempenho em Instituições Públicas de Ensino é tema recente, apoiado no
princípio da eficiência previsto na Constituição Federal de 1988. Na Administração Pública Federal, ela
é utilizada para fins de aprovação em estágio probatório, promoção, pagamento de gratificações de
desempenho e progressão funcional. Sendo, portanto, um tema relevante e fundamental para os
servidores e para as instituições públicas.


Através da Avaliação de Desempenho, as instituições podem recolher informações sobre o
desempenho de seus servidores e propor recomendações para sua melhoria por intermédio de programas
de desempenho individual e grupal.


Diante deste contexto, este trabalho justifica-se pela necessidade de investigar a Avaliação de
Desempenho sobre a percepção dos servidores públicos, objeto de sua própria análise, dentro de uma
instituição federal de ensino, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais IFNMG – Campus Almenara.
Sendo assim, o problema a que se propôs responder foi: Qual a percepção dos servidores do
IFNMG – Campus Almenara sobre a Avaliação de Desempenho? Ao se responder este problema, é
possível contribuir com a instituição pública de forma a verificar suas necessidades de melhoria na
aplicação do processo. E aos servidores será uma forma de conhecer melhor o processo a qual será
submetido.


Através desta pesquisa foi possível identificar quais pontos precisam ser alterados e propor
mudanças para que o processo de Avaliação de Desempenho alcance seus propósitos, o que interfere até
mesmo na qualidade da educação oferecida pela instituição. Um processo transparente e com objetivos
claramente definidos permite que os servidores utilizem os resultados para melhorar seu desempenho.
Como Objetivo Geral procurou-se investigar a percepção dos Servidores do IFNMG – Campus
Almenara sobre a Avaliação de Desempenho. Os Objetivos Específicos foram: 1) Identificar a percepção
dos servidores do IFNMG – Campus Almenara sobre a Avaliação de Desempenho; 2) Levantar o
conceito que os servidores do IFNMG – Campus Almenara atribuem à Avaliação de Desempenho; 3)
Apresentar o processo da Avaliação de Desempenho, e; 4) Conhecer a legislação aplicável à Avaliação de
Desempenho da Administração Pública.


Para atender aos objetivos propostos, dividiu-se este estudo em partes. A primeira parte constitui-
se desta introdução ora apresentada. A segunda parte trata do referencial teórico, referindo-se a assuntos
como Percepção e Avaliação de Desempenho. A terceira parte descreve os procedimentos metodológicos
utilizados na pesquisa. A quarta parte aborda os resultados, análise e discussões dos dados alcançados
com a aplicação dos questionários aos servidores da instituição. Por fim, são apresentadas as
considerações finais, mostrando que os respondentes conhecem a Avaliação de Desempenho e
percebem-na como importante, mas seguiriam parcialmente as suas recomendações.

O trabalho foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica, com consulta a livros, leis e sites
especializados, além da aplicação de questionários aos servidores Técnicos-Administrativos efetivos do
IFNMG Campus Almenara.


Com a aplicação dos questionários foi possível levantar o conceito que os servidores têm sobre a
Avaliação de Desempenho, sua percepção e se os mesmos conhecem o processo e a legislação aplicável
ao assunto. As questões foram todas objetivas, sendo prontamente respondidas por todos os Servidores.
Posteriormente, os dados obtidos foram tabulados em gráficos e tabelas para serem apresentados e
discutidos em um capítulo próprio.

Acesse o e-book nesse link: https://editorapantanal.com.br/ebooks.php?ebook_id=a-percepcao-dos-servidores-publicos-de-uma-instituicao-federal-de-ensino-sobre-a-avaliacao-de-desempenho&ebook_ano=2023&ebook_caps=0&ebook_org=0


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *